19 de janeiro de 2015

Photography | Como fotografar...

...para o Blog e o Instagram!


Hoje em dia nada substitui as fotografias de qualidade. O produto do qual queremos falar, pode ser o melhor do mercado, o texto que compomos, pode estar impecável, mas se não houver imagens de qualidade acompanhar o post, esqueçam! Ninguém vai prestar atenção e literalmente, vai trabalho e dedicação para o canto negro. 

Como o tempo hoje esta tudo menos bonito aqui para o Norte, decidi criar um post com tudo o que aprendi ao longo do meu percurso, tanto aqui no blog, como para o Facebook e o Instagram. Parece mais difícil, do que realmente é, confiem em mim!



Primeio passo: A Câmara Fotográfica 

Não é de todo, necessário uma Câmara semi-profissional ou profissional, claro que, é o indicado. Mas como eu, há mais pessoas que de momento não tem a possibilidade de adquirirem uma. Mas confesso, que com a minha, não tenho razão de queixa! 

A Câmara é o nosso aliado número um, no que toca a fotografias de qualidade. E saber dar uso à potencialidade da mesma, é uma obrigação! Tanto à câmara em si, como à do telemóvel! 

A minha câmara é uma Canon Ixus 220 HS e acreditem, é uma gigante numa miniatura. Tem uma qualidade de imagem fenomenal, basta saber como usar. Como telemóvel, tenho um iPhone 4 (desde 2011 e nada de queixas!) 




Segundo passo: Luz do dia é o vosso melhor amigo!

Pois é, a lenga lenga do "tira fotos com a luz do dia" não é dita por dizer, meus amigos! A luz artificial por vezes pode alterar a cor do produto, dar demasiado brilho. Portanto, a melhor luz que podemos usar, é mesmo a do dia. São Pedro sê amigável com a gente, e deixa o sol iluminar as nossas janelas enquanto queremos trabalhar! Muito agradecidas! 

Tirem fotografias aos produtos perto duma janela, ou mesmo no exterior (mas não congelem, com este tempo).  

No caso de usarem luz artificial, tenham em atenção que a mesma seja branca e que não ilumine de nenhum ângulo (a não ser que desejem desta forma) mas sim de cima. 


Terceiro Passo: O Fundo!

Estão num dia em que pura e simplesmente não vos apetece arrumar nada...mas...querem tirar fotografias a alguns produtos. Bolas! Arrumar tudo a pressa, não passa pela cabeça de ninguém, mas fotografarem com um fundo...do qual não vos orgulhais...também não parece boa ideia. E que tal, criarmos um fundo branco? Sem grandes despesas nem dores de cabeça! Uma cartolina branca, lençol branco, ou pura e simplesmente criarem um fundo ao vosso gosto, parece melhor e acreditem que o vosso trabalho será remunerado no final! (Caso estejam interessados, eu posso criar um DIY de diversos fundos, desde lençol, cartolina à criação de uma caixa branca, própria só para a fotografia de produtos. Deixem-me saber, e eu terei todo o gosto em criar!)



Quarto Passo: O Ângulo!


A primeira vista, não parece nada de outro mundo. Mas acreditem, que um bom ângulo faz toda a diferença. Brinquem com os ângulos, descubram aquele que mais vos agradar. Seja frontal, dos lados, de cima! Em questões de produtos, os mais usados são os de cima, os frontais e os close ups (macro ou imagens muito próximas dos produtos). 

Se tirarem fotografias a mais do que um produto ao mesmo tempo, podem optar uma disposição organizada ou desorganizada. A imagem tecnicamente é chamada de "Flatlay" onde os produtos estão deitados. 

Flatlay Organizado:



Flatlay Desorganizado:


Close-up: 



Quinto Passo: Decoração!

Nem sempre é necessária, mas fica bem! E aqui já abordamos um campo mais pessoal onde cada um arranja a decoração ao seu gosto. Há quem opte por velas, flores artificias ou naturais, pétalas, acessórios, pedras, folhas, revistas...eu podia por aqui uma lista extensa, mas na realidade, o gosto pessoal de cada um irá ditar o resultado final. Brinquem com a vossa criatividade, vejam o que mais gostam, e adorem o resultado! 



Sexto Passo: Sejam vocês mesmos e não se esqueçam de focar!

Usem o vosso gosto pessoal para criarem imagens únicas, e vossas! Algo que vocês sintam como vosso. O focar é o fundamental que já deveria estar impingindo e tatuado nos cérebros de toda a gente, por isso não o referi exclusivamente.  

Com este post, espero ter-vos dado mais umas "dicas" e tirado algumas dúvidas. Se gostarem de posts deste tipo, por favor digam para eu continuar com mais! 

Nunca deixem de ser quem são e não deixem a opinião dos outros se sobrepor ao vosso gosto pessoal. Se preferem tirar fotografias de frente em vez de cima, força! As pessoas tem mais é que respeitar. Porque no final, o mais importante, é o nosso bem estar, em tudo aquilo que praticamos!

Divirtam-se!

Fonte das Imagens: Pinteres.com 

21 comentários

  1. Falta-me a parte da maquina fotográfica :D
    Mas as dicas são super fáceis mesmo para quem não entende um chaveto disto.
    No close up convém existir um contraste para que a maquina consiga focar.
    Beijinho do,
    Oito

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas mas olha que o photoshop também ajuda muiiiito! :P
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    The Sweetest Life

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso das dicas! Gostava que fizesses um DIY pois ando á procura de ideias para cenários/fundos e visto que a luz durante o dia não tem sido melhor, um DIY era capaz de ser perfeito :)
    E obrigada pelo comentário! Beijoca *

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do teu post! Falas-te de coisas importantes que todos devemos ter em conta para tirar uma boa fotografia.
    Por enquanto tenho usado o meu telemóvel porque ainda não tenho câmara,e acho que quando há uma boa iluminação, principalmente á luz do dia, as fotos ficam altamente como se tivessem sido tiradas de uma máquina.

    Beijinhos

    http://loiraencaracolada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post, ajudas-te imenso ! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Ai obrigada querida Sonia, amei este post. :) Adoro fotografia mas o que tenho mais dificuldade e a tirar fotos a productos de beleza, acessorios, nem sempre consigo que fique como gosto e muitas das vezes deixo de partilhar por nao conseguir que fixe bem. Vou tentar de novo tenho aqui um post em breve que gostaria de partilhar no blog mas vamos la ver como me vou safar. :)
    beijinho grande de Toronto
    claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar
  7. Excelentes dicas, estava mesmo a precisar de algo assim para inovar.

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito das dicas.
    Ando a tentar esforçar-me neste aspecto e a reescrever posts antigos com fotografias actualizadas e este deu-me uma grande ajuda e motivação!

    Estou a seguir! :)
    Beijinho grande*
    Visita-me quando quiseres!

    ResponderEliminar
  9. adorei as dicas linda! :D

    beijinhosss

    ResponderEliminar
  10. optimas dicas o grande problema nesta altura do ano é a luz solar

    ResponderEliminar
  11. Adoro este tipo de ajudas. Bom post e obrigada :)

    Tenho giveaway a decorrer no meu blog, participa:
    http://aboemiacatita.blogspot.pt/2015/01/by-boemia.html

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito deste post querida! Achei muito informativo e interessante para iniciantes neste tema :) Dicas muito simples e eficientes! Continua assim linda :*

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Boas dicas :D Adorei o blog, estou a seguir.
    Beijinhos
    http://sweetestlittlethiings.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Gostei imenso das dicas! :D
    Como comecei à bem pouco tempo o meu cantinho, este post é muito útil! ;) também fiquei super fã do teu blog! já te estou a seguir :)
    E obrigada pelo comentário! Beijinhos linda *
    thebeautyaddictedbysilvia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Adorei as dicas!
    Beijinho
    www.theblackblush.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Grandes dicas. Fiquei super contente com o teu comentário ao meu blog, já agora gostava de te pedir opinião sobre o post que fiz com as prendas do natal.... o namorado disse que parecia mesmo pro, mas ele é suspeito. Grande dica do fundo branco, irei experimentar quando for às compras de coisas lindas. Obrigada e beijinhos.

    Ana, A Policromia
    A Policromia no Facebook

    ResponderEliminar
  17. Adorei o post! As dicas são muito úteis :)

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito deste post :) Vai-me dar bastante jeito e adorei a ideia do fundo branco. Por favor continua a fazer destes post.
    Beijinhos
    http:/amarshmallow.blogspot.pt

    ResponderEliminar

↠Comenta à vontade deixando a tua opinião. Eu terei todo o gosto em ler e responder aos teus comentários aqui no blog.
↠ Deixa o link do teu blog para que eu te possa seguir e dar a minha opinião nos teus posts.

↠Comentários desrespeitadores serão automaticamente removidos.

↠A tua visita no meu Blog é extremamente importante para mim, obrigada desde já por estares aqui! ♡

Latest Instagrams

© Sónia David Make-Up. Design by Fearne.