1 de novembro de 2013

Como cuidar de um gatinho bebé.


  Olá minhas bombocas, primeiramente, quero-vos apresentar a minha nova bebé cá da casa, e a sua pequena grande história. Esta riqueza que estão a acabar de conhecer, chama-se Luna, nasceu Domingo passado, dia 27 de Outubro às 04h00 da manhã. 


  Pois é, muitos me ouviram a queixar e a murmurar de tristeza e preocupação de que a minha Princesinha (a Pérola, mãe da pequena Luna), estivesse com uma Piometria, uma infecção grave nos ovários, cujo único remédio eficaz seria a castração. Detectamos o "inchaço" a meados de Outubro, mas nada indicava uma gravidez, e como saia um líquido branco pela zona genital (um grande fator de piometria), achamos mesmo que estivesse doente. A Pérola não ganhou maminhas, encontrava-se mais inchada de um lado que do outro, e a barriga que apresentava, com nada se comparava a uma gravidez. 

27 de Outubro - 02h00
  Notei que a gatinha não me largava, para onde quer que eu fosse, ela ia atrás de mim, e miava muito, estava claramente a chamar a minha atenção. Claro que interpretei mal e me deitei com ela. Duas e pouco da manhã e ela começa com as contrações. Fiquei aterrorizada a imaginar o pior cenário, o útero dela sair...pus por todo o lado...ela morta! Só por volta das 3 e pouco da manhã é que vejo o saquinho das águas de relance, ai me caiu a ficha "MÃE A PÉROLA ESTA A PARIR", disse bem alto, sem querer saber dos vizinhos! A minha melhor amiga esteve o tempo todo comigo por skype, porque nada me conseguia acalmar naquele momento. "Calma Sónia, a Pérola precisa de ti" interiorizei estas palavras umas milhares de vezes enquanto a acarinhava. Sozinha ela rebentou o saco, mas ela não estava dilatada o suficiente, parteira Sónia ao serviço pela 5x (já ajudei a minha primeira gata a parir 2 vezes, a patusca 2 vezes, e agora a pérola). Ajudei da forma que achei mais correcta e menos dolorosa, e pouco depois a menina linda estava cá fora com a língua de fora! Uffa!!! Esta viva!!!!! Só temos um problema...a Pérola não ganhou maminhas...o que significa...que não existe leite!! E AGORA?!?! Leite de vaca? NEM PENSAR! Os gatinhos, como os cachorros, não aguentam a lactose! O que me safou nessa noite, foi ter o leite da Chayanne quando ela era bebé! Ao outro dia fui logo a Vet, e comprei uma embalagem nova e no prazo!!

De uma piometria nasceu uma bebé! Incrível! E só nasceu uma!! 

O leite que estou a usar na minha bebé linda, é o Fortileite, adquiri-o por 11,40€ na Veterinária, e este contêm 500g. Mas existem mais marcas, basta ser adequado para gatinho ou cachorro e esta tudo perfeito!

 
É este boião :) 

Agora deixo-vos com o video, e a seguir com as dicas. 
Apesar das dicas que publicarei aqui, nada dispensa uma visita ao Veterinário!



O que fazer quando um gatinho tem que ser amamentado a Biberão:

- Manter a cria sempre quente. De inverno colocar uma botija de água debaixo do cobertor. Atenção para não queimar os bebés. A pele é muito sensível, e qualquer coisa pode magoar. No meu caso, onde a Mãe cuida, mas não tem leite, não existe grande preocupação, mantenho-me vigilante. Tenho o bónus de a cadelinha ter adoptado a bebé. 

- Amamentar a cria de 3h em 3h! Só passado às 3 semaninhas é que é aconselhável de 4h em 4h, a partir de um mês, de 6h em 6h, alternando o leite liquido, por papá ou comida junior. O Desmame é feito lentamente, e é aconselhável deixar o leite de parte a partir dos 2 meses. Atenção à temperatura! Frio vão rejeitar, demasiado quente vai queimar. Entre 36 a 38º esta perfeito!

- Ajudar a cria a defecar e urinar. Pois é, os gatinhos e cachorrinhos bebés, não são autónomos na hora do xixi! Não desesperes, um algodão humedecido, é a solução. Com água morna fazes leves festinhas na zona genital até o serviço tiver pronto. Quantas vezes ao dia? Antes de comer, e uma a duas horas depois. Provocar o xixi logo depois de comer, de barriga para cima, torna-se desconfortável, e a cria ira berrar. 

- Dar muito carinho as crias, se os teus bebés não tem mãe, tu serás a/o substituta/o, é importante seres a zona de conforto deles, que eles sintam que podem confiar em ti e te amar. Mas cuidado, para seres mamã/papá, terás que assumir o papel educacional igualmente! A partir das 3 semanas podes habituar os pequenos ao wc, para isso basta apenas colocar um cócó na arei, automaticamente eles irão querer tapar e associam instintivamente aquele lugar ao seu wc! As mordidelas? Pois é, eles vão começar a morder, e como não tem a mãe para lhe bufar quando os dentinhos aguçados magoam, o melhor a fazer é tornares-te num miau. A mordidela doeu-te? Funga-lhe como se fosses um gato e afasta-te por uns momentos, desta forma, ele irá perceber que fez asneira! 

- Desparasitar às duas semanas! Fala com o teu veterinário, e ás duas semanas de vida da cria terás de dar uma espécie de bisnaga para retirar aqueles vermes nojentos de dentro dos nossos bebés. 

- A vacinação também é importante, e existe uma diferença entre vacinação para gatos indoor (dentro de casa) e outdoor (fora de casa). 

Estas são as dicas que eu própria estudei e estou a por em prática com a Luna. Qualquer dúvida, não hesitem a questionar, terei todo o gosto em responder. E já agora? Querem ver a minha bebé em mais fotos? E digam o que acham dela hihih

Luna agarradinha a Mamã. 

Luna linda!

Luna e a Mamã adoptiva, Chayanne.

Espero que tenham gostado do post. É bastante diferente do habitual, mas a Luna também me apareceu do nada na vida. Pensei que fossem gostar, e que de alguma forma fosse útil! :)








9 comentários

  1. Ele é tão querido *_* deve ter sido cá um susto. xP
    Adoro as tuas unhas. ^^
    Vídeo e posts bastante úteis e cheios de boas dicas. Obrigada. :D
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    PS: Passa na minha página?

    You may say we're dreamers

    ResponderEliminar
  2. coisinha mais fofa!
    és tão bonita! Estou a seguir o teu blog!

    http://a-b-beauty.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu não tenho gatinhos mas você agora deu uma lição pra quem estiver querendo esta belezinha,tem que cuidar com todo carinho .
    beijos
    http://fashionvinteum.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Eu já cuidei de um, encontrei o ainda com o cordão umbilical quando era mais nova, salvei o e tentei cuidar dele, não fui muito bem sucedida :c
    itskindaofmessy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Te indiquei em uma TAG no meu blog :)
    http://anseiosia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Ah meu Deus, que coisinha mais linda !
    Sou louca por gatos, tenho 3 !
    Adoreeeeei , e essa fase deles beebzinhos é a melhor, nossa *-*
    Lindona, é lógico que já estou supeer seguindo e curtindo sua fan page e te convido a seguir meu blog tb e a curtir minha fan page. Meu canal do Youtube: tainaheille
    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Que linda! Adoro animais, tenho uma cadela... é um gasto que temos com o animalzinho mais vale super a pena, nos dão um amor tão grande *-* Linda sua gatinha! bjao :*

    jessicaestilosinha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Oh meu deus! Que coisinha mais linda! Que corra tudo bem e ela consiga crescer saudável! Parabéns!

    Nobre Sonho

    ResponderEliminar
  9. ooooh that kitty is super cuteeee, love it
    i just discovered you blog and I really like it, what do you think about following each other? diannetho.blogspot.com.es

    ResponderEliminar

↠Comenta à vontade deixando a tua opinião. Eu terei todo o gosto em ler e responder aos teus comentários aqui no blog.
↠ Deixa o link do teu blog para que eu te possa seguir e dar a minha opinião nos teus posts.

↠Comentários desrespeitadores serão automaticamente removidos.

↠A tua visita no meu Blog é extremamente importante para mim, obrigada desde já por estares aqui! ♡

Latest Instagrams

© Sónia David Make-Up. Design by Fearne.